Saturday, July 25, 2009

Manchester City e o petroleo esverdeado


Wayne Bridge na foto no jogo da pre-temporada contra os Kaizer Chiefs (nao confundam com a banda por favor)


Nao eh de hoje que estou infeliz com o jeito que o futebol virou uma loucura quando se fala a respeito de transacoes envolvendo jogadores. Mas a cada dia que passa piora mais e mais (que crise economica eh essa hein?)
Em Manchester, no norte da Inglaterra, existem 2 clubes. O tempo mostrou que um deles foi fadado a ser coadjuvante e o outro o protagonista. Pobre do City, que teve por anos e anos o papel secundario no futebol ingles com resultados modestos. Comprou Robinho (que muitos insistem que eh craque), Elano e uns outros tantos para disputar a temporada passada da Premier league e supostamente lutar pelo titulo. O que aconteceu na pratica? Um time que investiu milhares de libras termina a competicao em decimo lugar, com apenas 50 pontos em 38 jogos disputados demonstrando um time sem um padrao de jogo definido, carente de jogadores regulares, e realmente adaptados a uma liga onde nao basta ser habilidoso, ha de ser rapido, inteligente, e acima de tudo ter uma clara nocao de espirito coletivo na cabeca. Sera essa a justificativa de muitos jogadores brasileiros nao obterem o sucesso esperado na Inglaterra? O individualismo, que pode levantar a torcida e tambem pode levar a mesma a gritar "piss off" para um jogador?
A temporada 2009-2010 esta prestes a iniciar e, novamente, os sheiks foram as compras. E novamente demonstram que nao sabem comprar. Quando dirigentes vao se tornar conscientes de que para construir um bom time nao basta soh comprar atacantes? Olhem o meio de campo do City. Dah ateh pena, Barry eh milhas e milhas melhor do que qualquer um dos outros jogadores e mesmo assim estah longe de ser um jogador formidavel. De Jong, Elano, Etuhu, Petrov, Johnson, Wright-Phillips, Ireland, Kompany e Weiss fecham um meio-campo apenas regular, o que vai fazer a diferenca numa temporada longa, como eh a inglesa. Isso sem falar na defesa, onde Terry certamente arrumaria a casa, mas pensou duas vezes e decidiu permanecer no Chelsea, provando que os 250k por semana que o City ofereceu a ele nao eh tudo nessa vida. A defesa do City conta com o bom ingles Micah Richards, Bridge (ex Chelsea), Dunne, Garrido, Onuoha, Zabaleta, Logan e Ben-Haim. O ataque, esse sim, vai dar o que falar (acredito que negativamente). Veremos como os egos vao se comportar, afinal nao dah para jogar Belamy, Robinho, Adebayour, Santa Cruz e Tevez simultaneamente. Alem deles ainda existem no plantel Jo (que estava emprestado ao Everton), o bom zimbabuano Mwaruwari, Evans, Caicedo e Bojinov. Tevez eh um otimo jogador, que o United vai se arrepender de ter liberado. Reclama que recebia um tratamento injusto, mas que porem gostava muito da torcida dos Red Devils. Os sheiks o levaram para Midlands por 25 milhoes de libras e ponto final. Tevez deve ter uma temporada fenomenal, embora nao sei se conseguira colocar o clube na Champions League sozinho.
Eh uma pena para um clube que gastou tanto dinheiro nas ultimas temporadas, mas o futebol eh assim, cruel, muito cruel como dizia Januario de Oliveira.
Mais cruel que isso eh perder uma final de um torneio de pre-temporada para o Kaizer Chiefs da Africa do Su. Tenha do.

No comments: