Saturday, August 1, 2009

O brasileiro é mesmo fanático por futebol?

Tabela com os precos dos season tickets da temporada passada e da próxima da Premier League



Juro que eu tento nao comparar a administracao do futebol brasileiro com a do europeu, mas nao tem jeito, acabo fazendo, e isso só demonstra o amadorismo das pessoas que gerenciam e trabalham na parte administrativa dos clubes brasileiros.
Meu parametro é a liga inglesa (foi disparada a melhor liga da europa ano passado, vide os resultados dos clubes ingleses na Champions League). Entao vamos lá. Vou comecar pelo "season ticket" que consiste apenas da venda do carne anual com todos os jogos em casa ao torcedor. Pego o exemplo do Manchester United que cobrou 494 libras pelo assento mais barato na temporada 2008/2009 e que cobrará 513 libras pelo carne mais barato para a temporada 2009/2010. Isso seria em torno de 2000 reais que dariam o direito ao torcedor a assistir todas as partidas que o clube faz em casa pela Premier League e, com alguma sorte, alguns jogos das copas inglesas também. Old Trafford, o estádio dos Diabos Vermelhos o chamado "The Theatre of dreams" tem uma capacidade de 76212 pessoas (sofreu uma pequena ampliacao recentemente). A média de público na temporada passada foi de "apenas" 75000 torcedores. Fazendo o cálculo dos diferentes precos dos tickets anuais chego a uma media de 730 libras o que atingiria um valor bastante próximo aos 2850 reais divididos pelos 19 jogos que o torcedor teria o direito a assistir em casa chegaríamos ao valor de 150 reais por jogo, o que considerando a realidade brasileira seria um bocado salgado, mas também nao precisa ser um expert em economia pra saber que esses 150 reais (38.5 libras) é um valor extremamente acessível para o bolso dos ingleses, uma vez que tu nao gastas menos de 4.5 libras em uma cerveja num pub qualquer (eu e minhas comparacoes!!).
Realidade brasileira: pegamos o Palmeiras como exemplo, pois lidera o campeonato brasileiro.O clube conta com um estádio acanhado que recebe no máximo dos máximos 30 mil torcedores e tem uma média de público em casa nesse campeonato de 12419 torcedores (fez 6 jogos em casa) o que propocionou uma renda média de 349 mil reais por jogo.
É, a comparacao deve ser mesmo esquecida pois realmente nao há lugar para a mesma. Mas o que conta no Brasil mesmo é o número de associados, o que de certa forma auxilia o clube a ter ao menos uma receita que pode ser estimada ano a ano. Vamos a lista dos clubes com o maior número de associados no mundo: o Benfica (POR) é o clube que possui o maior número de sócios em todo o mundo com 170645, seguido pelo Barcelona com 157122. O único brasileiro nos primeiros 10 é o Inter que conta com 82000. Dado que foi atualizado para mais de 100 mil sócios recentemente o que geraria uma receita anual (conforme o balanco de 2008) de 26.9 milhoes de reais o que comprova que cada um dos associados paga em teoria (porque a inadimplencia está aí e gostaria de saber quantos sócios estao honrando seus compromissos com clube) 268 reais para apenas ser sócio do clube. Claro que o sócio recebe desconto nos ingressos, preferencia de compra entre outras tantas vantagens, aí eu como investigador nato, noto que a média de público do Inter nesse campeonato brasileiro de 2009 é de 14441 torcedores em um estádio que pode receber 55000 pessoas.
Eu leio e releio e juro que nao entendo quando falam que o marketing do Internacional é ótimo. Claro nao os desmereco pelo simples fato de conseguirem alcancar esse absurdo número de sócios, mas a pulga que nao sai detrás de minha orelha é a seguinte: o departamento de marketing é tao bom assim mesmo? Entao por gentileza me expliquem o porque dessa mísera quantidade de torcedores, uma vez que o clube está disputando as primeiras posicoes?
Perguntas sem respostas, mas vai aí um conselho de um mero opinador como eu para os "profissionais" do marketing do futebol brasileiro, visitem a terra da rainha Elizabeth e deem uma olhada de como se gerencia um clube de maneira profissional e, principalmente, como extrair o máximo de um clube no que se refere ao Marketing.

Abraco a todos

Chico

6 comments:

Emerson said...

Muito bom teu post, Chico.

Quanto às médias de público...
Existe um mito docemente acalentado em Pindorama segundo o qual somos o povo mais apaixonado por futebol que existe.
Tenho para mim que isto é somente um mito.
:o)

Abraço.

Pedro Sampaio said...

Estou longe para dizer a realidade do futebol brasileiro no ano de 2009. Mas pelos vinte tantos anos que vivi no Brasil, acredito que não tenha mudado muito.
Minha explicação para toda essa frustração (chamo de frustação pois acredito que há alguns bons profissionais de marketing trabalhando no futebol brasileiro no momento... tenho que acreditar nisso) em não conseguirmos estádios cheios nos jogos dos nossos clubes passa pelo importantíssimo fato de que é ruim assistir futebol nos estádios brasileiros. Vou além, é ruim assistir qualquer coisa nos estádios brasileiros.

-Alguém pode lembrar: "mas como explicar um show musical com maracanã lotado? Acontece quando o artista é consagrado"
A resposta está no fato de ser um, dois, três... poucos shows do tal artista num ano. Bom, coloca o Flamengo, clube de maior torcida do Rio, pra jogar duas vezes por ano... Certeza de lotação esgotada até no pior dos palcos!-

Acho que funcionaria melhorar o atendimento, deixar o torcedor louco de vontade para comprar o espetáculo e depois cobrar um valor condizente com o que está sendo oferecido. Como estamos falando de Brasil, depois cabe até abrir opções para compra parcelada, crediário e tudo mais que o povo dessa terra precisa pra conseguir pagar por diversão.

paulo sarkis said...

Realmente caro Chico, administrar o futebol brasileiro seria para os ingleses como tirar leite de vaca.
Isso porque aqui temos, além de um povo completamente fanatizado pelo esporte e pelo escudo que torce,uma fonte inesgotável de jovens grandes jogadores.
Essas pérolas nas mãos de administradores de verdade produziriam lucros de se deixar xeique árabe com inveja.
Mas não, por enquanto estamos sujeitos a vaidades pessoais de dirigentes que seguem a cartilha do nosso senado e congresso nacional, ou seja, se for pra meu uso pessoal não vejo problemas em secar a fonte.
Assim caminha a mediocridade.
Ave Obina!!!

Paulo Cezar Sponchiado said...

Qta bobagem...

Melhor ficar com os posts dai de fora...

O tal Pedro Sampaio então... fique longe daquilo que noa te pertence e nao conhece.

A velha mania de achar q o dos outros é melhor!

Trash!

Chico OZ said...

Caro Sponchi, acorda meu caro! Gerenciamento do futebol brasileiro é amador sim Sr, em que planeta tu vives? quanta bobagem dizes tu, meu guri, com este pensamento.
Abraco

Unknown said...

heheheh blog do batista bombando!!
mas nem vou comentar agora p n falar besteira, imagina o estadinho da pessoa, hauah relembrando os churras de bondi ;))
mas soh p constar q estive por aqui e resolvi conferir a paixao do batista pelo esporte, hehe mto bom! mtas saudades de vcs meus queridos, mandem noticias sempre, bjaoooo td de bom p casal