Sunday, August 2, 2009

Parabéns Bellucci

Thomaz Bellucci conquista seu primeiro ATP


Thomaz Bellucci, paulista de 21 anos, conseguiu algo que o tenis brasileiro nao conseguia desde 19 de setembro de 2004. Venceu um torneio da ATP no saibro de Gstaad na Suíca.Saiu do quali, onde passou facilmente por 2 adversarios (Teodor-Dacian Craciun da Romenia e Dustin Brown da Jamaica) e finalmente adentrou a chave principal onde penou e como para vencer sua primeira partida contra o lucky loser suíco Michael Lammer vencendo apenas no terceiro set por 6/4. Primeira rodada é sempre encardida, e como nao poderia ser diferente, Bellucci teve a sua, mas sobreviveu, e isso o fez tao bem que na rodada seguinte passou como um trator por cima do queridinho da torcida local e ex top10 Stanislas Wawrinka (ótimo jogador). Essa vitória deu uma injecao de confianca em Bellucci que com esse resultado atingia as quartas-de-finais o que nao fazia desde o Brasil Open (nao considerando os challengers, obviamente). Entao, o brasileiro tinha pela frente Nicolas Kiefer e, de antemao, já sabíamos era um cara encardido de jogar contra. Kiefer ia dominando o jogo e caminhando para a vitória quando o destino quis que Bellucci continuasse no torneio e deu literalmente um golpe em Kiefer, que foi obrigado a se retirar de quadra quando perdia o segundo set por 1/0 porém já havia vencido o promeiro por 6/3. Kiefer venceu 34 dos 63 pontos jogados na partida, ou seja, 53%. Mas uma lesao o impediu de seguir no jogo. Nunca é legal ganhar de um adversário que sai de quadra machucado, mas o esporte é assim, cruel. E Bellucci com menos pontos vencidos, mas com sorte de campeao alcancava a semifinal tao esperada. E seu openente foi o russo Andreev, que vi jogando no Australian Open esse ano contra o letao Gulbis, o russo é extremamente regular e tem uma bola pesada. Rankeado número 27, ele nao foi páreo para Bellucci e caiu em sets diretos 6/4 7/5. Bellucci estava na final, algo que já havia obtido esse ano no Brasil open, onde saiu derrotado para o veterano espanhol Juan Carlos Ferrero, no entando ele decidiu e focou que poderia chegar lá novamente e assim fez.
Enquanto isso, do outro lado da chave, um gaúcho, de 31 anos, batalhador daqueles que briga pelo pao de cada dia comecava sua caminhada no altitude de Gstaad. Marcos Daniel joga como poucos na altitude, é o rei de Bogotá, onde venceu inúmeros challengers e comecava a fazer história no saibro suíco também. O sorteio foi ingrato com ele, que chegada dos EUA, onde havia jogado em Indianapolis (quadra dura) e reservou a ele uma primeira rodada contra o frances Paul-Henri Mathieu. E nao é que Daniel venceu em dois duros tie-breaks e assim avancou para as oitavas, onde eliminou outro frances (Julien Benneteau) e nas quartas derrubou mais um (Florent Serra) para alcancar sua primeira semi-final da carreira em um torneio do nível ATP.
E o Brasil, sem base, sem apoio, sem perspectiva, estrutura e sem horizonte se viu agraciado com a chance de fazer uma final toda em verede e amarelo. Pena que o alemao Beck estragou a festa e terminou com a brilhante campanha de Daniel nas semis. Mas seria capaz o bom sacador germanico de acabar com mais uma esperanca brasileira de acabar com o jejum de títulos?
Bellucci disse nao a ele e impiedosamente o derrotou com um 6/4 7/6 e mesmo com interrupcao devido a chuva nao se desconcentrou e finalmente venceu seu primeiro torneio importante.
Belluci agora tem seu ranking situado com número 66 e com poucos pontos a defender até o final do ano deve terminar a temporada bem colocado, o que o proporcionará a escolha de um bom calendário recheado de Atp's e quem sabe de Masters Series.
Só o futuro dirá o quao longe ele pode ir. Mas uma coisa todos tenham na cabeca, se o guri focar e continuar bem orientado tavez o veremos num top 30 na temporada que vem, mas que a cabeca que pode o levar tao longe, nao o traia, como já vez diversas vezes.

Danke schön Bellucci!

Abraco

Chico

1 comment:

Rafaela said...

Legal Chico!!

Esse guri joga mesmo, aqui ja estamos todos na torcida por ele!

Agora, dou enfase pro teu comentario a respeito do Daniel, declarando que ele é "o Rei de Bogotá" heheheheheh

Dacio Campos que se cuide se o SporTV te descobrir heheeh

Beijão!!!

Rafa Casagrande