Friday, July 10, 2009

Federer e Wimbledon



Que Federer e o melhor tenista que o tenis ja conheceu todo mundo sabe. Alguns fazem cara amarrada, nao aceitam, citam apenas como o melhor de sua era (Rod Laver e um deles, que quando era o campeao do aberto australiano apenas defendia o titulo com uma partida, acreditem ou nao). Nao estou minimizando o que Laver fez, mas convenhamos o tenis hoje em dia e infinitamente mais competitivo que naquela epoca.
Federer, na minha humilde opiniao eh o melhor tenista e sobra em quadra. Dono de um tenis vistoso, com golpes naturais, parece que nao faz forca pra bater na bola. Se esta com duvida, basta relembrar os estilos do servico dos finalistas de Wimbledon e o quanto de esforco Roddick tem que fazer pra executar seu otimo servico. E o quao suave e o movimento sincronizadissimo de Federer, utilizando seu tronco, alcando a bola e pegando ela la em cima e fazendo 50 aces, sim 50 aces, porque se ha alguem que gosta de derrubar estatisticas esse homem e Roger Federer.
Vamos a algumas delas:
  • Retrospecto de 657 vitorias e 155 derrotas;
  • Dono de 15 grand slams: 3 Australian open,1 Roland Garros,6 Wimbledon e 5 Us open;
  • 60 titulos na carreira.
Federer demonstrou sangue frio em Wimbledon contra Roddick (que esta melhorando muito sob o camando de Larry Stefanski). Contra um adversario com o saque em dia e comentendo uma pequena porcentagem de erros ele permaneceu no jogo. Perdeu o primeiro set e bem verdade e poderia tranquilamente perder o segundo. Roddick teve suas chances (aquele voleio do tie-break do segundo com 6-2 acima). Mas ali, Federer fez seu oponente bater mais uma bola e esse a perdeu, mostrando pra todo mundo que quando voce tem a sua chance contra Federer voce tem de aproveita-la ao maximo, pois provavelmente voce nao tera uma segunda. Federer venceu aquele tie break e o proximo set tambem. No quarto Roddick teve um break cedo e conseguiu mante-lo as custas de seu otimo servico. O jogo foi entao para um quinto e historico set onde quem triunfou foi quem todo o mundo queria. Ele derruba o recorde de 14 grand slams de Sampras que alguns achavam que demoraria decadas para ser batido. Nao entendo o porque da espera e do espanto de alguns uma vez que o melhor tenista da historia do tenis estava la na quadra central do All England Club em atividade e ele decidiu que o nome dele estaria la no topo dessa lista onde apenas os grandes estao.

Nao esquecam que alem de educado, carismatico, lutador, tecnico, humilde, etc Federer e acima de tudo um vencedor. Creio que deva ser essa a melhor palavra para definir Roger Federer, o campeao dos campeoes.

2 comments:

Mariana said...

Finalmente apos meses e meses eu pude acessar esse blog. E eu que me considerava redatora... Enfim, respondendo a um dos comentarios deixados, eu agora digo: jogar futebol quase todo mundo sabe, ja escrever criticas sobre o assunto (dentre outros) nao e pra qualquer um. Parabens :)

Pedro Sampaio said...

Excelente!
Bota mais texto aí!
Além de ter gostado do conteúdo e da forma
Só posso dizer que o cara é um Changeman, po! Todo mundo torce pra ele...
Abraços.